Conheça o Laboratório PetLab:

O PetLab foi fundado em Outubro de 2007 pela médica veterinária Caroline Jacomelli, atuamos no setor de diagnóstico  veterinário, temos como objetivo auxiliar os colegas veterinários no diagnóstico laboratorial e interpretação dos resultados de exames.

O PetLab, utiliza o máximo de automação em sua linha de análises, visando a menor interferência do fator humano nos processos diagnósticos. Usamos modernos aparelhos, todos em rigorosa agenda de manutenção preventiva, garantindo a precisão dos resultados.

Em 15 de janeiro de 2018, abrimos juntamente com o laboratórios de patologia clínica um BANCO DE SANGUE VETERINÁRIO, onde fornecemos concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas e plasma fresco congelado. Nossos doadores, passam por um rigoroso Check Up, o que nos garante um sangue de qualidade, livre de qualquer patologia.

Como Trabalhamos:

Atendemos Médicos Veterinários, realizamos coleta mediante uma requisição de um Médico Veterinário, os valores dos exames que são coletados pelos Médicos Veterinários sempre possuem valores especiais, caso o proprietário queira coletar e acertar o exame no laboratório o valor à ser cobrado é no mínimo o dobro do valor que cobramos dos Médico Veterinários.

Controle de Qualidade:

Visando sempre a qualidade de seus exames, o Laboratório PetLab, além de realizar controles de qualidade internos, desde 2012 participa do Programa de controle de qualidade externo da empresa CONTROL LABEM.

O PetLab:

O Laboratório de Patologia Clínica PETLAB, possuí equipamentos modernos e uma equipe totalmente especializada, que está constantemente se aperfeiçoando, para melhor atende-los e proporcionar resultados mais confiáveis.

As áreas que o laboratório atua são: Hematologia, Bioquímica, Urinálise, Parasitologia, Microbiologia, Anatomia Patológica, Análise Citológica, Imunologia, Endocrinologia, Biologia Molecular, dentre outros.

Todos os exames que aqui realizamos, são feitos e liberados por Médicos Veterinários, o que faz toda diferença, pois eles podem auxiliar o clínico na interpretação dos resultados.

Os exames de rotina são realizados e liberados no mesmo dia. Disponibilizamos a coleta de material na clínica do veterinário, por um serviço de motoboy, sem custo. Também disponibilizamos a coleta na própria sede do PetLab, com horário marcado.
Nosso objetivo é auxiliar os Médicos Veterinários.

VEJA A TABELA DE EXAMES COMPLETA

Diagnóticos precisos, com excelência no atendimento

Nosso Banco de Sangue:

Possuímos um Banco de Sangue Veterinário privado, onde fazemos o fracionamento do sangue total em Concentrado de Hemácias, Concentrado de Plaquetas e Plasma Fresco Congelado.

SAIBA MAIS SOBRE OS HEMOCOMPONENTES E QUANDO USÁ-LOS

Cão Doador:

  • Pesar acima de 25 Kg
  • Ter entre 1 a 8 anos
  • Ser dócil
  • Ter vacinação e vermifugação em dia.
  • Não ter pulgas e carrapatos.
  • Não apresentar nenhuma doença
  • Nunca ter passado por uma transfusão.
CLIQUE E SAIBA AS VANTAGENS

Gato Doador:

  • Pesar acima de 4 Kg
  • Ter entre 1 a 7 anos
  • Ser dócil
  • Ter vacinação e vermifugação em dia.
  • Não ter pulgas e carrapatos.
  • Não apresentar nenhuma doença
  • Nunca ter passado por uma transfusão.
CLIQUE E SAIBA AS VANTAGENS

Faça Do Seu Melhor Amigo um Herói

Ajude outros animais que precisam!
Doação de sangue é um procedimento seguro e tranquilo!

FALE CONOSCO

O que são Hemocomponentes?:

Embora a transfusão de sangue e seus componentes seja responsável por salvar muitas vidas, esse recurso terapêutico deve ser utilizado de forma criteriosa, uma vez que toda transfusão traz consigo um risco imediato ou tardio ao receptor, de gravidade variável.

À luz do conhecimento atual, o sangue e os seus componentes não possuem substitutos sintéticos adequados.

A decisão transfusional deve ser norteada por um diagnóstico preciso e um conhecimento real dos riscos e benefícios envolvidos neste processo.

Hemocomponentes são produtos gerados um a um nos serviços de hemoterapia, a partir do sangue total, por meio de processos físicos (centrifugação e congelamento) – incluem concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma fresco e crioprecipitado.

Os hemocomponentes são obtidos através de duas centrifugações seriadas do sangue total. A primeira consiste em centrifugação denominada de leve para obtenção do concentrado de hemácias e do plasma rico em plaquetas o qual é submetido por uma segunda centrifugação chamada de pesada resultando no plasma fresco congelado e concentrado de plaquetas. O cripecipitado é obtido do descongelamento lento do plasma fresco congelado com posterior centrifugação obtendo-se assim um precipitado. Destes quatro hemocomponentes, dois podem ser obtidos para o gato: concentrado de hemácias e plasma fresco congelado.

Sangue Total (ST):

O sangue total é considerado fresco até 8 horas após a coleta e em temperatura ambiente (20 a 24ºC), após este período ele passa a ser chamado de sangue total estocado, e deve ser mantido refrigerado (2 a 6ºC), e permanece viável por 35 dias quando mantido em CPDA-1.

O sangue total fresco contém hemácias, plaquetas, fatores de coagulção e proteínas séricas, e após 2 a 4 horas de refrigeração, as plaquetas não estão mais viáveis.

O sangue total fresco ou estocado tem como principal indicação a hemorragia aguda, com a finalidade de repor as hemácias e restabelecer a volemia. Porém pode-se usar sangue total fresco em animais anêmicos e trombocitopênicos. Já em pacientes trombocitopênicos não anêmicos, o sangue total é contraindicado, devendo-se utilizar neste caso o concentrado de plaquetas.

A administração do sangue total deve ser feita em até 4 horas para diminuir o risco de contaminação e colonização bacteriana. A velocidade de administração recomendada é de 0,25ml/kg na primeira hora, e em seguida passar para 10 a 20ml/kg/h em pacientes normovolêmicos. Em pacientes cardiopatas ou nefropatas, o cuidado deve ser maior por conta do risco de sobrecarga circulatória, e nestes casos a velocidade de administração deve ser reduzida para 2 a 4ml/kg/h.

Concentrado de Hemácias:

O concentrado de hemácias é obtido na primeira centrifugação do sangue total, deve ser mantido refrigerado (2 a 6ºC), e permanece viável por 35 dias quando mantido em CPDA-1.
Está indicado para pacientes com hemorragia crônica, eritropoiese ineficiente e hemólise, ou seja, são pacientes anêmicos normovolêmicos.

O concentrado de hemácias tem uma vantagem em relação ao sangue total fresco ou estocado, pois repõem a mesma quantidade de hemácias contida na bolsa, porém com menor volume, beneficiando os pacientes cardiopatas e nefropatas.

O volume de uma bolsa de concentrado de hemácias tem entre 250 e 300ml, e o hematócrito varia de 55 a 80%, dependendo do hematócrito do doador, do volume de plasma residual e da quantidade de solução preservativa presente na bolsa.

Para diminuir a viscosidade e facilitar o fluxo sanguíneo, o concentrado de hemácias deve ser diluído com NaCl a 0,9% aquecido antes do uso (10ml de NaCL a 0,9% para 30 a 40ml de concentrado de hemácias), e a velocidade de administração deve ser a mesma recomendada para o sangue total.

Concentrado de Plaquetas:

O concentrado de plaquetas é obtido através da centrifugação do plasma rico em plaquetas.

A bolsa de concentrado de plaquetas contém volume de 50 a 70ml, tem duração de 5 dias e deve ser mantida em temperatura ambiente  e em constante agitação

A indicação primária do concentrado de plaquetas é para pacientes trombocitopênicos. Por ser de menor volume, quando comparada com o sangue total e concentrado de hemácias, permite a transfusão de grandes quantidades de plaquetas sem a transfusão simultânea de eritrócitos ou plasma, diminuindo os riscos de reações transfusionais.

Se a perda ou disfunção plaquetária está provocando sangramento contínuo indica-se transfusão de concentrado de plaquetas.

A transfusão de plaquetas pode ser terapêutica, quando há sangramento e a contagem de plaquetas for inferior a 50.000/ µL, e profilática para prevenir o sangramento, principalmente quando o animal for passar por algum procedimento cirúrgico.

A dose recomendada é de um concentrado de plaquetas para cada 10kg de peso corporal. Não deve ser aquecida ou resfriada por conta da alteração de sua função.

Tempo de administração: 1 hora.

Plasma Fresco Congelado:

O plasma fresco congelado é obtido pela centrifugação do sangue total, e deve ser armazenado a menos 20ºC em até 8 horas após a coleta para que possa preservar suas propriedades.

Suas características como fatores de coagulação, albumina, antitrombina, proteínas e antiproteases permanecem viáveis por até um ano. Após um ano de armazenagem o plasma é denominado plasma congelado, pois diminuem as atividades de alguns fatores de coagulação, mas preserva albumina e imunoglobulinas. O crioprecipitado é obtido pelo descongelamento lento do plasma fresco congelado, em temperatura de 1 a 6ºC com posterior centrifugação.

A dose recomendada é de um plasma fresco congelado é  de 10-15 ml/kg de peso corporal, e a administração pode ser feita em uma hora. Não deve ser aquecida ou resfriada por conta da alteração de sua função.  A dose recomendada de criopreciptado é de uma unidade/para cada 10 Kg.

COMPONENTE INDICAÇÃO ADMINISTRAÇÃO
Sangue Total Fresco Anemia hipovolêmica, disfunção hemostática, coagulopatia. Cada 20 mL/kg eleva em 10% o hematócrito
Sangue Total Estocado Anemia hipovolêmica Cada 20 mL/kg eleva em 10% o hematócrito
Concentrado de Hemácias Anemia normovolêmica Cada 10 mL/kg eleva em 10% o hematócrito
Concentrado de Plaquetas Trombocitopenia e Trombocitopatia 1 unidade para cada 10 kg
Plasma Fresco Congelado Coagulopatia, expansão aguda de volume, hipoproteinemia 10 mL/kg, repetir se necessário
Criopreciptado Hipofibrinogenemia, deficiência de von Willebrand e Hemofilia A 1 unidade a cada 10 kg

***AQUI NO PETLAB, TODOS OS HEMOCOMPONENTE SÃO ORIUNDOS DE UM SANGUE TOTAL TESTADO PARA DIVERSAS PATOLOGIAS TRANSMITIDAS PELO SANGUE, COMO ERLICHIOSE, BABESIOSE, LEISMANIOSE, BRUCELOSE, DOENÇA DE LYME E ANAPLASMOSE. ASSIM GARANTIMOS UM HEMOCOMPONENTE DE QUALIDADE.